Objetivos Instalações Biblioteca Iconografia Pesquisa Histórica Saiba mais Visite 
Pesquisa Histórica
Confira os DESTAQUES de nossa pesquisa.
    
15/9/2006
CEDRO, ÁRVORE SAGRADA DO LÍBANO
Leia o texto especialmente produzido pelo jornalista Fouad Naime, em que reproduz as citações sobre os cedros libaneses, presentes na Bíblia

CEDRO, ÁRVORE SAGRADA DO LÍBANO
Os cedros foram citados 85 vezes na Bíblia e cantadas por poetas, profetas e historiadores. Numa altura de quase dois mil metros de altitude, os cedros do Líbano fascinam pela sua majestade e seu verde eterno. Famosa pela madeira imperecível, estas árvores foram exploradas desde a Antigüidade. Na época fenícia, sua madeira foi explorada e m grande quantidade, em particular para o Egito e para as colônias fenícias do Mediterrâneo.
O Rei Salomão encomendou uma grande quantidade ao Rei Hiram de Tiro para a construção do templo de Jerusalém, enquanto os egípcios a utilizaram para a construção de navios e sarcófagos.
Hoje, da imensa floresta que cobria toda a montanha do Monte Líbano não existem mais que algumas reservas isoladas em Jaj, Tannourine, Ehden, Baruk e Maaser Al-chuf. Mas a mais célebre destas florestas é sem duvida a de Becharre, classificada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, que agrupa árvores de cedros centenárias, algumas até milenares, de tamanho e beleza admiráveis. Medindo mais de 30 metros de altura possuem longos troncos tortuosos e galhos abertos como braços em oração.
Os cedros são ainda mais impressionantes no inverno quando são envolvidos por um manto de neve imaculado. A região dos cedros de Becharre é também famosa pela estação de esqui que se distingue pela qualidade de suas instalações e, sobretudo pelo panorama excepcional que ela oferece do Vale de Kadisha.



(Levítico 14,4)
...o sacerdote ordenará que se tomem para o que se vai purificar duas aves vivas e puras, pau de cedro, carmesim e hissopo.

(Levítico 14,6)
Tomará em seguida o pássaro vivo, o pau de cedro, o carmesim e o hissopo e os mergulhará, com o pássaro vivo, no sangue do pássaro imolado sobre a água de nascente.
(Levítico 14,49)
Para purificar a casa, tomará duas aves, pau de cedro, carmesim e hissopo:

(Levítico 14,51)
Tomará o pau de cedro, o hissopo, o carmesim e a ave viva e os molhará no sangue do pássaro imolado e na água de nascente, e aspergirá a casa sete vezes.

(Levítico 14,52)
Purificará a casa com o sangue do pássaro, a água de nascente, o pássaro vivo, o pau de cedro, o hissopo e o carmesim.

(Números 19,6)
O sacerdote tomará pau de cedro, hissopo e carmesim, e os jogará nas chamas que queimam a vaca.



(Números 24,6)
Elas se estendem como vales, como jardins à beira do rio, como aloés plantados pelo Senhor, como cedros junto das águas.

(Juízes 9,15)
E o espinheiro respondeu: se realmente me quereis escolher para reinar sobre vós, vinde e abrigai-vos debaixo de minha sombra; mas, se não o quereis, saia fogo do espinheiro e devore os cedros do Líbano!

(II Samuel 5,11)
O rei de Tiro, Hirão, mandou-lhe mensageiros, com madeira de cedro, carpinteiros e pedreiros, para construir-lhe um palácio.

(II Samuel 7,2)
...disse ele ao profeta Natã: Vê: eu moro num palácio de cedro, e a arca de Deus está alojada numa tenda!

(II Samuel 7,7)
E em todo esse tempo que andei no meio dos israelitas, falei eu porventura a algum dos chefes de Israel que encarreguei de apascentar o meu povo: por que não me edificas uma casa de cedro?


(II Samuel 15,23)
E estando o rei junto do Cedron, enquanto desfilava o povo diante dele, tomando o caminho da oliveira do deserto, toda a terra chorava em alta voz.
No dia em que o fizeres e passares a torrente do Cedron, sabes que serás morto: serás responsável pelo que acontecer.

(I Reis 4,33)
Falou das árvores, desde o cedro do Líbano até o hissopo que brota dos muros; falou dos animais, das aves, dos répteis e dos peixes.

(I Reis 5,6)
Dá ordem, pois, aos teus servos, que me cortem cedros do Líbano. Meus operários trabalharão com os teus, e pagarei a estes o salário que pedires, pois sabes que não há ninguém entre nós que saiba cortar árvores como os sidônios.

(I Reis 5,8)
Em seguida, mandou responder a Salomão: Recebi tua mensagem. Farei tudo o que desejas acerca das madeiras de cedro e de cipreste.

(I Reis 5,10)
Hirão deu, pois, a Salomão, tanta madeira de cedro e de cipreste quanta ele quis.

(I Reis 6,9)
Terminado o edifício, Salomão recobriu-o de tábuas e de forros de cedro.


(I Reis 6,10)
Os andares que construiu encostados em todo o edifício eram de cinco côvados de altura cada um e foram ligados ao templo por traves de cedro.

(I Reis 6,15)
Forrou o interior das paredes do edifício com placas de cedro, desde o pavimento até o teto; revestiu assim de madeira todo o interior e cobriu o pavimento com tábuas de cipreste.

(I Reis 6,16)
Revestiu de tábuas de cedro, a partir do fundo do templo, desde o pavimento até o teto, um espaço de vinte côvados, que destinou ao santuário, ou santo dos santos.

(I Reis 6,18)
Dentro do edifício o cedro era esculpido de coloquíntidas e flores abertas; tudo era de cedro; não se via a pedra.

(I Reis 6,20)
O santuário tinha por dentro vinte côvados de comprimento, vinte de largura e vinte de altura. Salomão revestiu-o de ouro fino, e cobriu o altar de cedro.

(I Reis 6,36)
Construiu, ao redor do átrio interior, um muro de três ordens de pedras talhadas e uma fileira de traves de cedro.

(I Reis 7,2)
Edificou primeiro a Casa da Floresta do Líbano, que tinha cem côvados de comprimento, cinqüenta de largo e trinta de alto, repousando sobre quatro fileiras de colunas de cedro, com traves de cedro sobre as colunas.

(I Reis 7,3)
Forrou de cedro o teto dos quartos, que se apoiavam nas colunas, em número de quarenta e cinco, ou seja, quinze colunas por fileira.

(I Reis 7,7)
Salomão mandou fazer a sala do trono, onde estava o tribunal, o pórtico do juízo, e revestiu-o de cedro desde o pavimento até ao teto.

(I Reis 7,11)
Por cima havia ainda pedras escolhidas, talhadas sob medida, e traves de cedro.



(I Reis 7,12)
O muro, que cercava o grande pátio, tinha três ordens de pedras talhadas e uma fileira de vigas de cedro, assim como no pátio interior do templo do Senhor e no pórtico do palácio.

(I Reis 9,11)
...tendo-lhe Hirão, rei de Tiro, fornecido madeira de cedro e de cipreste, e também ouro, o quanto ele quis, Salomão deu a Hirão vinte cidades da Galiléia.

(I Reis 10,27)
Graças ao rei, tornou-se a prata em Jerusalém tão comum como as pedras, e os cedros tão numerosos como os sicômoros que crescem na planície.

(I Reis 15,13)
Além disso, destituiu da dignidade de rainha sua própria mãe Maaca, por ter feito essa vergonha de asserá. Asa despedaçou esse ídolo e queimou-o no vale de Cedron.

(II Reis 14,9)
Joás, rei de Israel, respondeu a Amasias, rei de Judá: O espinho do Líbano mandou dizer ao cedro do Líbano: Dá a tua filha por mulher ao meu filho. Mas os animais selvagens do Líbano passaram e esmagaram o espinho.

(II Reis 19,23)
Por meio de teus mensageiros insultaste o Senhor e disseste: Com a multidão dos meus carros subirei ao cimo dos montes, aos cumes longínquos do Líbano. Abaterei os seus cedros mais altos, seus ciprestes mais belos. Penetrarei até os últimos limites do seu bosque mais espesso.

(II Reis 23,4)
O rei ordenou em seguida ao sumo sacerdote Helcias, aos sacerdotes da segunda ordem e aos porteiros, que jogassem fora do templo do Senhor todos os objetos fabricados para o culto de Baal, de asserá e de todo o exército dos céus; fê-los queimar fora de Jerusalém, nos campos do Cedron, e mandou levar as suas cinzas para Betel.

(II Reis 23,6)
Mandou tirar do templo do Senhor o ídolo asserá e levá-lo para fora de Jerusalém, para o vale do Cedron, onde o queimaram. Depois de tê-lo reduzido a cinzas, mandou-as lançar sobre os sepulcros do povo.

(II Reis 23,12)
O rei destruiu os altares que tinham sido construídos pelos reis de Judá no terraço da câmara superior de Acaz, e os que Manassés tinha levantado nos dois átrios do templo do Senhor; quebrou-os, levou-os dali e lançou as cinzas deles na torrente do Cedron.



(I Crônicas 14,1)
Hirão, rei de Tiro, enviou mensageiros a Davi, com madeiras de Cedro, pedreiros e carpinteiros, para construir-lhe um palácio.

(I Crônicas 17,1)
Quando Davi se instalou em sua casa, disse ao profeta Natã: Eis que moro numa casa de cedro e a arca da aliança do Senhor está debaixo de uma tenda.

(I Crônicas 17,6)
Durante todo o tempo em que viajei com todo o Israel, jamais propus esta questão a algum dos juízes de Israel, aos quais encarregara de apascentar meu povo: Por que não me edificais uma casa de cedro?

(I Crônicas 22,4)
...e de cedros sem conta; pois os sidônios e os tírios lhe tinham enviado uma grande quantidade deles.

(II Crônicas 1,15)
Graças a ele, a prata e o ouro tornaram-se Jerusalém tão comuns como pedras, e os cedros tão numerosos como os sicômoros da planície.

(II Crônicas 2,3)
Em seguida, mandou dizer a Hirão, rei de Tiro: Digna-te fazer para mim o que fizeste para meu pai Davi, a quem enviaste cedros para construir uma residência.

(II Crônicas 2,8)
Manda-me do Líbano madeira de cedro, cipreste e sândalo, pois eu sei que teus súditos são muito peritos em cortar as madeiras do Líbano. Meus servos auxiliarão os teus.

(II Crônicas 9,27)
Graças a ele, a prata tornou-se, em Jerusalém, tão comum como as pedras, e os cedros tão numerosos como os sicômoros da planície.

(II Crônicas 15,16)
O rei Asa destituiu até de sua posição de rainha sua mãe Maaca, por ter feito um ídolo de asserá. Asa destruiu a imagem, deixou-a em pedaços e a queimou no vale de Cedron.

(II Crônicas 25,18)
"O espinho do Líbano mandou dizer ao cedro do Líbano: Dá tua filha por esposa a meu filho. Mas os animais selvagens do Líbano passaram e pisaram o espinho.

(II Crônicas 29,16)
Entraram no templo do Senhor para purificá-lo; varreram do átrio do templo toda imundície que encontraram e os levitas levaram-na de lá para o vale do Cedron.

(II Crônicas 30,14)
Eles puseram-se a destruir os altares que se encontravam em Jerusalém, a destruir todos os altares dos perfumes, e os atiraram na torrente do Cedron.

(Esdras 3,7)
Foram então contratados canteiros e carpinteiros; deram aos sidônios e tírios víveres, azeite e vinho para que trouxessem por mar a madeira dos cedros desde o Líbano até Jope, segundo a autorização que lhes tinha dado Ciro, rei da Pérsia.

(Jó 40,12)
Levanta sua cauda como (um ramo) de cedro, os nervos de suas coxas são entrelaçados.

(Salmos 28,5)
Fendem-se os cedros à voz do Senhor, quebra o Senhor os cedros do Líbano.

(Salmos 36,35)
Vi o ímpio cheio de arrogância, a expandir-se com um cedro frondoso.

(Salmos 79,11)
As montanhas se cobriram com sua sombra, seus ramos ensombraram os cedros de Deus.

(Salmos 91,13)
Como a palmeira, florescerão os justos, elevar-se-ão como o cedro do Líbano.

(Salmos 103,16)
As árvores do Senhor são cheias de seiva, assim como os cedros do Líbano que ele plantou.

(I Macabeus 15,39)
...encarregou-o de atacar a Judéia, deu-lhe ordens de reconstruir Cedron, de fortificar os acessos e de atacar o povo judeu, enquanto ele mesmo perseguiria Trifon.

(I Macabeus 15,40)
Chegado a Jânia, Cendebeu começou a importunar o povo judeu, a realizar incursões na Judéia, a fazer um grande número de prisioneiros e a massacrar os habitantes. Construiu Cedron

(I Macabeus 16,9)
Judas, irmão de João foi ferido, mas João perseguiu o inimigo até Cedron, construída por ele.

(Cântico dos Cânticos 1,17)
...as vigas de nossa casa são de cedro, suas traves de cipreste;


(Cântico dos Cânticos 5,15)
Suas pernas são colunas de alabastro erguidas sobre pedestais de ouro puro. Seu aspecto é como o do Líbano, imponente como os cedros.

(Cântico dos Cânticos 8,9)
Se ela é um muro, construiremos sobre ela ameias de prata. Se é uma porta, fechá-la-emos com batentes de cedro.

(Eclesiástico 24,17)
Elevei-me como o cedro do Líbano, como o cipreste do monte Sião;

(Eclesiástico 50,13)
Conservando-se de pé junto do altar, recebia as partes (das vítimas) da mão dos sacerdotes, e os seus irmãos o rodeavam como uma coroa, como uma plantação de cedros no monte Líbano.

(Isaías 2,13)
...contra todos os cedros do Líbano, altos e majestosos, e contra todos os carvalhos de Basã,

(Isaías 9,9)
Os tijolos caíram, nós edificaremos com pedras lavradas, os sicômoros foram cortados, nós os substituiremos por cedros.

(Isaías 14,8)
Até os ciprestes se regozijam de tua queda, dizendo com os cedros do Líbano: Desde que caíste, não sobe até nós o lenhador.

(Isaías 37,24)
Por meio de teus servos insultaste o Senhor e disseste: Com a multidão dos meus carros galgarei ao cimo dos montes, aos confins do Líbano. Abaterei os seus cedros mais altos, seus ciprestes mais belos; penetrarei até os últimos limites do meu bosque mais espesso;

(Isaías 41,19)
Plantarei no deserto cedros e acácias, murtas e oliveiras; farei crescer nas estepes o cipreste, ao lado do olmo e do buxo,

(Jeremias 22,7)
Preparo contra ti destruidores, munidos de seus instrumentos, que abaterão teus cedros mais formosos, e os lançarão ao fogo.

(Jeremias 22,14)
E daquele que diz: Vou mandar construir suntuosa morada, salões espaçosos, com largas janelas e revestimento de cedro, e pinturas de vermelho.



(Jeremias 22,15)
Julgas ter o posto de rei porque rivalizas (no emprego) do cedro? Também teu pai comia e bebia, praticava a justiça e a eqüidade, e tudo lhe era próspero.

(Jeremias 22,23)
Tu que moras no Líbano e fazes teu ninho nos cedros, quanto haverás de gemer, presa das dores, e das convulsões semelhantes às da mulher ao dar à luz!

(Jeremias 31,40)
Todo o vale cheio de cadáveres e cinza, e todos os campos até a torrente de Cedron e o ângulo da porta dos Cavalos, a leste, serão bens consagrados ao Senhor. Jamais serão eles devastados, nem destruídos.

(Ezequiel 17,3)
Dize-lhe: eis o que diz o Senhor Javé: A grande águia de grandes asas, de larga envergadura, toda coberta de plumagem malhada, veio do Líbano. E tirou a copa de um cedro,

(Ezequiel 17,22)
Eis o que diz o Senhor: Pegarei eu mesmo da copa do grande cedro, dos cimos de seus galhos cortarei um ramo, e eu próprio o plantarei no alto da montanha.

(Ezequiel 17,23)
Eu o plantarei na alta montanha de Israel. Ele estenderá seus galhos e dará fruto; tornar-se-á um cedro magnífico, onde aninharão aves de toda espécie, instaladas à sombra de sua ramagem.

(Ezequiel 27,5)
Fizeram a tua quilha com cipreste de Senir, tomaram um cedro do Líbano para te fazerem um mastro;

(Ezequiel 31,3)
Eis (a Assíria), é um cedro do Líbano, de magníficas ramagens, com espessa ramagem e elevada estatura, cujo cimo se alteia em meio às nuvens.

(Ezequiel 31,8)
Nenhum cedro do jardim de Deus rivalizava com ele, os ciprestes não atingiam o talhe de seus ramos, e os plátanos não igualavam suas ramagens; nenhuma árvore do jardim de Deus se equiparava a ele em esplendor.

(Ezequiel 31,15)
Eis o que diz o Senhor Javé: no dia em que o cedro desceu à morada dos mortos, ordenei um luto; por causa dele fechei o abismo (das águas), parei os regatos e as grandes águas foram imobilizadas. Por causa dele denegri o Líbano, por causa dele todas as árvores do campo murcharam e secaram.



(Amós 2,9)
E, todavia, fui eu que exterminei diante deles os amorreus, cuja estatura se igualava à dos cedros, e que eram fortes como os carvalhos; destruí seus frutos de cima e suas riquezas de baixo;

(Sofonias 2,14)
Rebanhos virão descansar ali, e animais dos vales; nos seus capitéis virão alojar-se o pelicano e o ouriço. Ouvir-se-á um murmúrio nas janelas, haverá desolação nos seus limiares, porque foi posto a descoberto o madeiramento de cedro.

(Zacarias 11,1)
Abre, ó Líbano, as tuas portas, e o fogo devore os teus cedros; geme, cipreste, porque o cedro caiu.

(São João 18,1)
Depois dessas palavras, Jesus saiu com os seus discípulos para além da torrente de Cedron, onde havia um jardim, no qual entrou com os seus discípulos.


  voltar
 

Árvores Genealógicas FamilyD

Busque pelo nome ou crie sua própria árvore genealógica.
Entre, cadastre-se e preencha nosso formulário. Quanto mais informação você conseguir nos passar maior fica sua árvore!
FamilyD no Orkut

O Centro de Estudos FamilyD está inscrito no site Orkut.com em busca de mais informações e contatos com parentes D de todo mundo!
Negócios da Família
 
 
  Anúncie seu negócio gratuitamente aqui!  
©2009. Criação FamilySites.com.br