Iconografia
Conheça itens do acervo do Centro de Estudos FamilyD. Mapas, esculturas, reproduções: por aqui você conhecerá um pouco da nossa coleção orientalista e saberá como essas peças ajudam a contar parte da história do Líbano, do Oriente Médio, sua cultura ou a forma como eram vistos pelos ocidentais. Confira.
 Localizar     



Escultura Orientalista em bronze
Acervo físico

Orientalismo Vienense

Viena, capital do vasto e multiétnico Império Austro-Húngaro, era uma verdadeira usina cultural no final do século XIX. Lá conviviam personalidades revolucionárias como Freud, os compositores Gustav Mahler e Arnold Schönberg e o artista plástico Gustav Klimt. Seus pensadores reformularam as próprias tradições em diversas áreas e fundaram escolas de pensamento e várias delas (como Psicologia, História da Arte e Música), num intervalo de tempo muito curto. Ao mesmo tempo, a sociedade vienense passou por uma rápida e intensa transição política, caracterizada pela ascenção e queda do liberalismo burguês.

Foi justamente nesse contexto único que despontou a produção de obras de arte marcadas pela visão ocidental do Oriente, denominada Orientalismo. A imagem complexa do mosaico, o uso do dourado, a presença marcante da sensualidade e do exótico nas obras mostram essa busca pelo desconhecido, que pode justificar esse interesse orientalista, que tanto representa a imagem do outro, distante e desconhecido, como traz consigo a idéia (reforçada pela falta de conhecimentos sobre o Oriente) do harém, dos prazeres, da sensualidade exacerbada.

A coleção original de esculturas em bronze do Centro de Estudos FamilyD, produzida entre finais do século XIX e início do XX, carrega essas marcas na medida em que as cenas de um Oriente distante se materializam diante dos nossos olhos, cheias de detalhes e movimento. A fundição Bergman foi um dos mais importantes locais de produção dessas delicadas peças que hoje podem ser adquiridas em leilões de casas tradicionais como a Christies de Londres.




voltar

Política de privacidade. ©2014. Criação FamilySites.com.br