Notícias
Aqui você pode listar notícias e atualidades.
 Localizar   
Compartilhe
Tamanho da fonte



Crianças vivenciam cultura brasileira no Líbano
2/8/2010
O Conselho de Cidadãos Brasileiros em Beirute realizou, dia 24/07, o encontro inaugural do Grupo Alecrim, que tem como objetivo incentivar os costumes brasileiros entre crianças que vivem no exterior.

As crianças brasileiras que vivem no Líbano ganharam no último sábado (24) um espaço para interagir e conviver melhor com os costumes do Brasil. O Centro Dari, que significa “minha casa”, em árabe, localizado em Baalbeck, no Vale do Bekaa, será a sede local do projeto cultural infantil do Grupo Alecrim, formado por brasileiros voluntários que moram no exterior.
Divulgação
O Grupo Alecrim quer expandir as atividades para outras cidades


O grupo, que tem como objetivo incentivar os costumes brasileiros entre crianças que vivem no exterior, já atua em duas cidades na Bélgica e uma em Cingapura. O projeto é coordenado por Katcha Osório. No Líbano, a coordenação está a cargo também de Roberto Khatlab, secretário-executivo do Conselho de Cidadãos Brasileiros em Beirute, e Marcela Zaim, professora de ginástica.

O primeiro encontro do grupo, em Baalbeck, reuniu mais de 100 pessoas, a maioria crianças de 03 a 08 anos acompanhadas de suas mães. As crianças participaram de atividades e brincadeiras, cantaram, assistiram filmes e comeram pratos típicos do Brasil preparados pelas mães.

De acordo com Khatlab, nos encontros todos devem falar a língua portuguesa. As atividades desenvolvidas são baseadas em temas brasileiros que despertam a curiosidade das crianças. Entre as atividades estão cantigas de roda, histórias, teatro, geografia, ciências e gastronomia.

O Grupo Alecrim pretende levar suas atividades para outras regiões do Líbano por meio de mães voluntárias. Os encontros são realizados duas vezes por mês. O grupo tem o apoio do Conselho de Cidadãos Brasileiros em Beirute, da Embaixada e do Consulado do Brasil e do Centro de Estudos e Culturas da América Latina da Universidade Saint-Esprit de Kaslik.

O Centro Dari, que cedeu o local para o Grupo Alecrim, era a antiga casa do casal Toufic El-Hosn e Fátima Mourtada, que nos anos 20 imigraram para o Brasil. Como o casal não teve filhos, quando retornaram ao Líbano, antes de morrerem, doaram o imóvel ao orfanato de Baalbeck.

Desde 2006

O Grupo Alecrim foi fundado em 2006 pela brasileira Carla Freericks, em Bruxelas. Atualmente, o grupo atua em Bruxelas e Gent, na Bélgica, e em Cingapura. O grupo é apolítico, laico, sem fins lucrativos e aberto a todos os brasileiros e estrangeiros que possuem alguma ligação com o Brasil.

Contato:
Grupo Alecrim
Site: www.alecrimbrasil.org
No Líbano: alecrim.beirute@googlemail.com

Fonte: www.anba.com.br


Matéria completa em:
http://www.anba.com.br/noticia_servicos.kmf?cod=10420363


voltar


Política de privacidade. ©2014. Criação FamilySites.com.br