Notícias
Aqui você pode listar notícias e atualidades.
 Localizar   
Compartilhe
Tamanho da fonte



O Natal no Líbano
21/12/2006
Leia sobre o comemoração do Natal no Líbano e aprenda a preparar o Moghli, uma receita tradicional libanesa, feita para celebrar o nascimento do Cristo

MILAD MAJID WA AAM SAID!
(Feliz Natal e Bom Ano Novo)

Como sabemos, o Líbano é um país onde convivem muitas religiões. Podemos nos perguntar, então, como o país celebra essa festa cristã tão popular em todo mundo, que comemora o nascimento de Jesus de Nazaré. O Natal é, sim, um acontecimento muito importante no Líbano, onde mesmo os compatriotas muçulmanos decoram suas casas e pinheiros com motivos natalinos. Há, como em todo o mundo, o entusiasmo costumeiro do consumo, também estimulado pela conhecida figura do Papai Noel.

Desde o dia 4 de dezembro, dia de Santa Bárbara, os pinheiros já estão decorados e os presentes são depositados para serem abertos na manhã do dia 25. Na véspera, dia 24 de dezembro, as famílias jantam e seguem às igrejas para assistir à Missa do Galo. Nessa noite, muitas delícias típicas são preparadas, além do tradicional peru, o Moghli (ver receita abaixo), por exemplo, é uma sobremesa especial feita pelos libaneses para exprimir a alegria manifesta no nascimento do Cristo.


Como a sociabilidade é uma característica marcante do povo libanês, não podemos deixar de mencionar uma bela tradição dedicada aos membros mais velhos das famílias. Para simbolizar o amor e a gratidão, os avós e tios são visitados no dia de Natal, quando recebem presentes e quitutes dos parentes. Eles, por sua vez, visitam os mais novos no dia do Ano Novo, levando uma mensagem de agradecimento e paz para o ano que se inicia.


Moghli

Para 15 pessoas
• 2 copos de arroz em pó
• 4 copos de açúcar
• 14 copos de água
• 1 colher de sopa de anis
• 1 1/2 colher de sopa de cominho
• 2 copos de avelãs picadas grosseiramente
• 1 copo de pinhão
• 2 copos de nozes de coco picadas
Misture o arroz, o açúcar, o cominho e o anis com a água. Cozinhe sobre um fogo alto, mexendo com uma colher de pau até o ponto de fervura. Continue a mexer essa mistura por 25 minutos. Depois de apagar o fogo, coloque o moghli em pequenos pratos fundos que deverão ser levados ao congelador. Antes de servir, decore cada prato com as nozes de coco, os pinhões e as avelãs. Você pode adicionar todos os tipos de frutas secas, como uvas passas, por exemplo. Sirva frio.

Bom Apetite !



voltar


Política de privacidade. ©2014. Criação FamilySites.com.br