Notícias
Aqui você pode listar notícias e atualidades.
 Localizar   
Compartilhe
Tamanho da fonte



Um espaço de encontros e convivência do Líbano em Paris
8/10/2008
A Casa do Líbano, ou Maison du Liban, em Paris é uma fundação localizada no coração da Cidade Universitária Intenacional, onde facilmente se nota a enorme diversidade que povoa um país de tão pequeno território como o Líbano.

A Casa do Líbano, ou Maison du Liban, em Paris é uma fundação localizada no coração da Cidade Universitária Intenacional, onde facilmente se nota a enorme diversidade que povoa um país de tão pequeno território como o Líbano. Erguida a partir iniciativa de Victoria Khouzami, primeira mulher libanesa a obter um título de doutorado na Sorbonne, a Maison tem como pricipal objetivo a recepção de estudantes libaneses de alto nível e a promoção de encontros entre os intelectuais provenientes do país. Lá, cristãos e muçulmanos festejarem suas datas especias com igual respeito, assim como, aproveitam para trocar as diversas experiências culturais obtidas ao logo sua estadia em Paris.

Apoiado pelo General Fouad Chehab, ex-presidente da República Libanesa, o projeto foi concretizado após dez anos de esforços conjuntos entre a Fundação Gulbenkian, o Governo Libanês e a Universidade de Paris. O pavilhão, inaugurado em 1965, só veio receber o nome de Maison du Liban em 1969, quando passou a ser administrado por um conselho de diplomatas libaneses. Seu prédio de arquiteura moderna foi concebido por dois arquitetos franceses : Jean Vernon e Bruno Philippe. Simples e funcional, ele se articula em duas alas ligadas por um hall envidraçado que dá vista ao jardim central onde se encontram os cedros, árvore símbolo do país. Na parte externa, a fachada de composições assimétricas e coloridas lembra as abstrações geométricas do pintor Mondrian.

A cada ano, os estudantes residentes elegem um comitê que tem como principal atribuição organizar uma intensa programação cultural para a Maison. O Dia da Independência em 22 de novembro, por exemplo, é uma ocasião comemorada com uma grande festa. Outros eventos como as Jornadas Literárias promovem encontros entre artistas e escritores libaneses e de outras nacionalidades. Os músicos residentes também aproveitam para mostrar aos estudantes do mundo inteiro a música libanesa clássica ou popular (oud, qanoun, riq, buzuq). Na agenda de outubro novos nomes da cena cultural libanesa, como o escritor Charif Majdalani e o jornalista Amal Moghaziel, irão se reunir para refletir sobre os jovens no Líbano e seu papel na construção de um novo país. O Centro de Estudos Family D também estará presente, trazendo da Maison du Liban as novidades apresentadas no envento.



voltar


Política de privacidade. ©2014. Criação FamilySites.com.br