Sobre o Centro de Estudos FamilyD

Foto: Otto Stupakoff, São Paulo, 1965
Família de Wadih Duailibi. No centro, sua esposa Cecília e sua irmã Inês, cercadas por filhos, genros, noras e netos.

Comparada a outras famílias, a Família D é relativamente pequena. Embora estejamos espalhados pelo Oriente Médio, Europa, Austrália e Américas do Sul e do Norte, somos ainda poucas pessoas.

Dependendo do país para onde a família tenha se mudado, o nome D. adquiriu diversas grafias: Duailibi, Dualibi, Dualibe, Duailib, Dawalib, Doualib, Dwaleebee etc. Já constatamos 12 formas diferentes grafias. Contudo, não importa como o nome apareça escrito, todos os D. pertencem à mesma origem.

É provável que até duas ou três gerações atrás todos os D. se conhecessem. Com o passar dos anos, e o crescimento das famílias, é possível que dois D. tenham se encontrado sem saber a origem de seus pais e avós, tampouco o tipo de parentesco existente entre eles.

Apesar de tudo, é provável que seus bisavôs tenham crescido próximos uns dos outros - nascido na mesma casa e vivido na mesma cidade. Antes que a distância entre as famílias aumente e seus membros desconheçam uns aos outros, tomamos a iniciativa, há alguns anos, de desenvolver uma pesquisa - a mais completa possível - de todos os D. existentes em todas as partes do mundo. Essa tarefa tornou-se viável graças à amável colaboração de muitas pessoas.

Inicialmente, tínhamos a intenção de publicar um livro. Hoje, mantemos esse site, em que divulgamos pesquisas sobre o Líbano e a imigração libanesa no Brasil e informações sobre a família, além de possibilitar a atualização constante da árvore genealógica, publicação de relatos e imagens. Dessa forma, entendemos que as notícias sobre a família seguem mais atualizadas em um site, que gerenciamos e atualizamos permanentemente. Periodicamente, publicamos também uma newsletter - entre em contato conosco para recebê-la!

Você pode estar se perguntando que utilidade tem uma pesquisa como essa. Acreditamos que, em um mundo cada vez mais globalizado, a preservação da memória e da história de nossos antepassados contribuirá para o fortalecimento dos laços dessa e das futuras gerações de familiares D. Nossos filhos e netos conhecerão o passado de seus ancestrais e nossa história perdurará por muito mais tempo. Também entendemos que, mais do que saber quem foram seus ancentrais, é importante que as novas gerações conheçam a história do lugar de onde eles vieram; por isso esforçamo-nos para publicar informações diversas sobre o Líbano, de maneira a possibilitar que não apenas a família, mas pesquisadores e interessados no tema saibam um pouco da história e da cultura desse país cuja presença é muito forte no Brasil.

Em nosso site, reunimos informações do acervo mantido há mais de 40 anos por Sylvia e Roberto Duailibi. Bem-vindos e boa leitura!

Política de privacidade. ©2014. Criação FamilySites.com.br